terça-feira, 11 de janeiro de 2011

COMO VENCER NA VIDA SENDO PROFESSOR, DEPENDE DE VOCÊ

COMO VENCER NA VIDA SENDO PROFESSOR,DEPENDE DE VOCÊ

Autor: Elonir Dutra Terra

Hamilton Werneck,em seu livro, como vencer na vida professor, depende de você.Ele aponta alguns pilares fundamentais para que o professor tenha sucesso na sua vida profissional.O primeiro pilar passa pela questão psicológica, o profissional precisa acreditar em si próprio e valorizar a si mesmo. E o segundo pilar é a mudança de atitude frente a sua profissão.

O professor quando acredita em si mesmo transmite confiança e o seu posicionamento frente aos seus interlocutores é saudável. Em sala de aula a sua fala é carregada de otimismo e de incentivo para os seus alunos como: "_ vocês vão conseguir aprender esta matéria". " _Não desanimem". "Esforcem-se". "Confiem na própria capacidade" ._ "Quando você progredirem o país progredirá". Quando um professor cria um ambiente saudável em sala de aula, ele acaba sendo valorizado e respeitado pelos seus próprios alunos. Werneck, sita a seguinte frase na página 54 do livro citado acima, a qual traduz claramente a diferença entre o profissional que está bem e o que não está bem psicologicamente."Quem dá um tapa, esquece; quem o recebe não esquece, jamais". Nossas palavras têm força: acalentam e destroem, formam opinião ou são recebidas de modo inesperado pelo ouvinte. Em um ambiente de sala de aula é carregado por frases. _ "Você é burro só falta pena" . _ "Você não tem futuro". _ "Vocês merecem reprovação em massa, e reprovar é comigo mesmo" . "_Tenha cuidado porque na prova eu ferro vocês". Um professor quando libera esse tipo de palavras, não sabe qual é o seu papel na educação ou possivelmente perdeu a sensibilidade humana.

Dentro dos vários seguimentos da educação é detectado que o professor com o passar dos anos de profissão, apresentam uma certa resistência ao uso de novas tecnologias. Na realidade é a resistência ao novo, o medo de não dar certo.Tem professor que não mexe em computador porque acha que vai apertar algum botão errado e vai apagar todos os programas, esse medo se reflete claramente na sua mudança de atitudes.Esse comportamento juntando com a questão salarial gera no professor uma certa descrença na sua profissão.E esse descrença é percebida pelo seu posicionamento diário tanto nas escolas, como em reuniões de professores.Também nas próprias conversas de bares cujo o diálogo baseia-se em falar dos seus rendimentos salariais, e de seus alunos. Dificilmente o professor se senta para conversar sobre as suas práticas de sala de aulas, compartilhar o que está dando certo ou que está dando errado no seu dia a dia de sala de aula.

É curioso quando o autor trás o exemplo do significado do dinheiro para as antigas civilizações. "O dinheiro é uma coisa suja". Enquanto que a civilização ibérica nos ensinava isso, os reis ficavam com a melhor parte.O hoje, isso é falado aos profissionais da educação o seguinte: " é uma profissão tão nobre que não deveria se envolver com essas coisas tão materiais" Essa idéia é inaceitável, pois o professor possui necessidades tanto quanto a um Juiz .

No livro Como vencer na vida professor, depende de você mesmo... o professor é provocado a sair da mesmice.O autor leva o professor tomar uma nova postura frente a sociedade.A de se assumir com orgulho da sua profissão e de que é capaz de fazer a diferença na sociedade.O autor trás uma metáfora "Quem se rende à tentação do ninho, jamais aprende a voar; que não se aventura pelos mares, verá o casco de seu barco apodrecer em pleno caís: quem não ousar na vida profissional, ficará superado porque não foi capaz de dialogar com as mudanças que o tempo ofereceu..." Essa metáfora chega como se fosse uma grito _ acorda professor você é capaz !

http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/como-vencer-na-vida-sendo-professordepende-de-voce-3971787.html

Perfil do Autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário